Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Prosopagnosia: Um desconhecido íntimo!

CATEGORIA: PSICOLOGIA
 
 
People with severe prosopagnosia can't recognize faces.  Photo:  BodyGeeks.comEsta patologia é classificada como a inabilidade em reconhecer um rosto, tanto nos outros quanto o seu próprio. A prosopagnosia foi descoberta durante a 2ª Guerra Mundial, no ano de 1944. Um soldado que havia sido ferido por uma bomba que acabou introduzindo vários estilhaços em sua cabeça, causando lesões cerebrais e dali por diante o soldado foi incapaz de conseguir reconhecer pessoas de seu convívio.
 
Antes pensava-se que era causada apenas por lesões cerebrais, mas recentemente a ciência descobriu que também é genética e cerca de 2 % da população mundial possua prosopagnosia, e na maioria dos casos o próprio indivíduo não se dá conta disto. Ele usa características individuais para identificar essa dificuldade, camuflando assim a inabilidade de reconhecer o rosto.
 
Torna-se totalmente constrangedor para quem possui a doença, bem como para aquele que não é reconhecido e muitas vezes não entende a situação e pensa que o outro está indiferente diante de sua presença.
 
Ainda não existe cura para este tipo de patologia, mas a terapia auxilia muito este indivíduo que sente-se incomodado por não conseguir discernir alguém que faz parte do seu convívio diário. Podem se aprender meios para suprir essa limitação, tais como: Reconhecer a voz, o corpo, os cabelos ou qualquer outra característica que facilite a identificação da pessoa.
 
Gota de Devaneio: Sempre somos capazes de encontrar outros caminhos para suprir aquilo que nos limita!
Anderson Carlos de Oliveira
 
 
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE O DESCONTROLE CAUSADO PELA TRILOTICOMANIA!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário