Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

ONICOFAGIA: Um dos reflexos da Ansiedade

CATEGORIA: PSICOLOGIA
É comum observarmos pessoas roendo suas unhas no trabalho, nos ônibus ou até mesmo entre os nossos familiares e amigos. Isso quando nós mesmos não fazemos parte dessas pessoas que acabam se utilizando dessa mania para aliviar sua ansiedade.
Em momentos de estresse, nervosismo e ansiedade o comportamento de roer aparece, muitos que praticam a onicofagia ( Hábito de roer as unhas ou até mesmo a ingestão das mesmas) desconhecem que pode ser um hábito compulsivo causador de danos. Não existe idade determinada, vemos desde crianças muito pequenas a pessoas da terceira idade com seus dedinhos na boca e as unhas sendo roídas.
Esse comportamento muitas vezes é apresentado já na infância, mas isso não é uma regra. Se o indivíduo mesmo na fase adulta passa por um nível elevado de estresse ou ansiedade ele pode iniciar a prática dessa mania.
A onicofagia não é um distúrbio, mas serve como sinalizados de que algo com aquele sujeito não está bem. Não existe uma causa definida para o seu surgimento, mas pesquisas confirmam que pessoas que roem as unhas apresentam um nível mais elevado de ansiedade.
Dentre as muitas consequências trazidas por essa prática estão: Traumatizar a base da unha,  machucar a cutícula, causar infecções pois a boca contém inúmeras bactérias, além de iniciar um processo de tentativa de alívio que nada mais é do que um reforçador para que essa mania se instale.
Tratamentos como a terapia comportamental para auxiliar na reversão desse hábito baseada técnicas que irão desacostumar o sujeito do hábito de levar a mão ou o pé até a boca, técnicas de relaxamento, exercícios físicos e respiratórios e terapias de aversão com substâncias de gosto ruim colocadas sobre as unhas sempre são válidas.
Se você tem onicofagia para de pensar que é algo comum e busque auxílio, nunca é tarde para eliminarmos coisas que mais nos prejudicam do que nos ajudam.

Gota de Devaneio: Buscamos meios errados, mas que de alguma forma aparentemente contribuem para diminuição de nossa tensão!   
                                                                                                       Anderson  Carlos de Oliveira 
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE PERNAS INQUIETAS: SABE O QUE PODE SER?


Nenhum comentário:

Postar um comentário