Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

É Saudável Sentir Ciúme

Quem ama cuida! Essa antiga, mas sábia frase diz muito sobre o nosso assunto de hoje. Muitas pessoas veem o ciúme como algo doentio e destrutivo para relação de um casal, mas vocês sabiam que o ciúme na dose certa deixa o relacionamento mais interessante? Isso mesmo, apenas o ciúme excessivo é prejudicial para nossa convivência a dois.

Muitos estudos baseados em técnicas comportamentais comprovaram que todos nós temos algum grau de ciúme, algumas pessoas menos e outras mais, porém todos nós apresentamos esse sentimento tão aterrorizante para os inseguros de plantão.

Confesso que até me aprofundar neste assunto me classificava como uma pessoa “não ciumenta”, mas após exercitar uma técnica muito interessante percebi que realmente todos nós temos sim esse sentimento. Se você também imagina não ser nem um pouco ciumento faça o seguinte exercício: Pense que seu marido ou sua esposa está conversando com outro homem ou outra mulher, estão sorrindo e num entrosamento muito grande, depois eles começam a se abraçar, logo em seguida começam a se beijar, e aí por diante imagine outras situações após o beijo. Garanto que em algum momento surgirá àquela temida sensação desconfortável e o medo de abandono.

O ciúme normal é aquele que surge demonstrando preocupação e cuidado com o companheiro, mas logo depois desaparece já o patológico cria inúmeras situações e pensamentos na cabeça do ciumento que muitas vezes não passam de ilusões. Pessoas com ciúme excessivo controlam o celular do parceiro, ligam constantemente, fazem visitas surpresa, e sempre ficam se perguntando com quem ele ou ela está agora. Se você se enquadra nesta situação busque se empenhar mais para sustentar sua relação ao invés de destruí-la, pois ninguém gosta de se sentir controlado. Enquanto não houver provas “reais” não se preocupe com algo que fará mal para você e também para a pessoa que você ama.

Uma antiga música dizia: “Amor quer dizer ciúme”, por isso ame e cuide, mas sem sufocar quem está ao seu lado! Esse sentimento é o tempero dos relacionamentos, afinal que graça teria estar ao lado de alguém que não demonstrasse nem um pouco de preocupação?
Lembre-se que seu companheiro(a) é seu amado e não seu prisioneiro.
Boa sorte em seus relacionamentos amorosos!!!

3 comentários:

  1. Realmente o ciúme pode ser muito prejudicial em um relacionamento. Já perdi um namorado por causa do meu ciúme, mas consegui trabalhar isso e hoje sinto ciúme apenas num grau moderado.
    Interessante seu texto!

    ResponderExcluir
  2. O ciúme normalizado não é ciúme, pois é possível ter um relacionamento equilibrado sem fanatismo. Uma pessoa ciumenta destroi o relacionamento não por que quer mais porque está obsessiva. Relacionamentos são destruidos e desmoronam por falta de equilíbrio e segurança dos parceiros, se existe insegurança, nasce o ciúme e no extremo gera obsessão. Na postagem a seguir relatei o dia de um casal obsessivo, http://micheldossantossilva.blogspot.com.br/2012/04/relacoes-obsessivas.html

    ResponderExcluir
  3. Mary e Michel, obrigado por suas opiniões e pontos de vista. Sempre são bem vindos nesse blog.
    É isso que nos mostra o quanto temos olhares diferentes perante situações do dia a dia.
    Abçosss

    ResponderExcluir