Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que são MEMÓRIAS REPRIMIDAS?


CATEGORIA: PSICOLOGIA

Memórias reprimidas são lembranças retidas na parte inconsciente de nossa mente, como exemplo podemos usar um evento tão traumatizante que para amenizar a dor essas recordações foram colocadas numa parte menos acessível, dificultando que a rememoração traga a tona novamente os mesmos sentimentos vividos na época. Esses tipos de memórias podem permanecer ocultas durante toda a vida deste sujeito.

Há poucos dias aconteceu uma situação com uma pessoa próxima a mim que exemplificara melhor como ocorre esse tipo de repressão, esta pessoa me disse que há pouco tempo havia se encontrado com uma tia que ela já não tinha contato há muito tempo. Até aí tudo bem, mas de alguma maneira essa pessoa não conseguia desenvolver um contato normal com esta tia. Era como se algo nela sinalizasse que esta tia em questão não fosse uma boa pessoa, ela não sabia como lidar com isto, mas continuou tentado estabelecer um vínculo saudável com esta tia.

Alguns dias se passaram e quando esta pessoa estava tomando banho, vieram em sua mente flashes de um período de sua infância em que ela precisou morar na casa desta tia, e logo se lembrou de que era muito maltratada por ela. Conseguiu se recordar que certa vez que esta tia havia lhe tomado um presente que havia recebido. Pronto, tudo ficou claro e fez total sentido o sentimento de desconfiança que foi vivido ao reencontrar esta tia.

De alguma maneira esta pessoa simplesmente bloqueou essas recordações que lhe fariam apenas sofrer para seguir sua vida de maneira saudável. Mas em dado momento conseguiu retomá-las dando assim um desfecho para explicar porque não consegue gostar desta tia.

Agora vamos entrar num outro ponto das memórias reprimidas, elas podem ser contestáveis. Em casos onde solucionam o mistério de um crime, por exemplo, não são totalmente levadas em conta, pois podem ser na verdade memórias falsas. Você pode se perguntar como assim?

Vamos continuar usando este exemplo desta pessoa que não gostava de sua tia, ela pode de alguma maneira, através de algum objeto, sensação, cheiro e etc. Ter se lembrando dos maus tratos que recebeu na infância, mas pode também ter procurado uma lógica para esta desconfiança e foi aí que estas memórias vieram tão vivas a sua mente que ela pensou ter vivenciado, mas na verdade serviu apenas explicar algo que lhe causava grande incomodo. Veja bem, este indivíduo não mente ao dizer que esta experiência é real, ele realmente acredita nisto e assim para de procurar explicações para uma angústia que já está justificada.

Todos nós temos vivências e fantasias, eles fazem parte da nossa vida e muitas vezes colocamos para o escanteio aquilo que ficaria em evidência apenas para nos ferir.

Gota de Devaneio: “Que sejam reprimidas memórias, dores e frustrações, mas nunca o indivíduo como um todo.”
Anderson Carlos de Oliveira

3 comentários:

  1. Tenho alguns fhash, lembro de alguns reais, e outros eu os sinto angustia mas não sei por quem e nem sei dizer se é verdade, mas parece muito real.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o modo prático para eu entender o significado da palavra (memoria reprimida) muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu venho com memórias reprimidas alguns dias tenho a sensação de que já fui abusada e , não me lembro direito das pessoas que fizeram isso comigo mais me lembo muito de uma das pessoas me perguntando se eu lembro de quando nos éramos pequenos ... Eu era apenas uma criança

    ResponderExcluir