Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O NÃO que Liberta!!!

Miquéias era o tipo de rapaz que todos adoravam, prestativo ele nunca dizia não e muitas pessoas se aproveitavam disto e diziam: - Peça ajuda ao Miquéias, tenho certeza que ele irá lhe ajudar, ele nunca diz não para nada. Realmente era muito cômodo para os amigos e parentes dele ter alguém que você sabe que estará sempre solicito e disposto a fazer qualquer coisa por você.

Mas Ele se sentia incomodado com isso, pois sentia que as pessoas estavam extrapolando os limites da amizade e se aproveitando de sua boa vontade. Miquéias já tinha até namorado uma moça que ele não sentia a menor atração por não ter conseguido dizer não para ela, essa experiência foi horrível para ele. Fazia todo o trabalho que era da responsabilidade do seu chefe porque este sempre lhe pedia dizendo estar atolado e como Miquéias não tinha coragem de dizer não, acumulava inúmeras funções e atividades durante o seu dia e já não tinha mais vida social, pois sempre estava “dando uma mãozinha para alguém”.

Sentia-se péssimo, cansado e sobrecarregado. Não agüentava mais esta situação, acordou cedo e foi para o escritório onde trabalhava. Chegando lá seu chefe já feito lhe dar o famoso bom dia acompanhado de faça isso, ele mais uma vez disse sim e antes mesmo de tomar seu café da manhã começou a trabalhar. Ao terminar o relatório que seu chefe havia lhe pedido foi até a sala dele e chegando lá escutou ele falando seu nome ao telefone e parou na porta para ouvir.

Chefe: - Claro que posso ir aí! O Miquéias é um verdadeiro otário, faz todo meu trabalho enquanto fico jogando paciência aqui no meu computador. Com um funcionário deste vou reclamar do que? Acho que ele não tem vida social e por isso vive cheio de afazeres.

Naquele momento Miquéias ficou perplexo com o que escutou. Será que todos me vêem desta forma? Só quero ajudar e as pessoas me chamam de otário. Entregou o relatório ao seu chefe e saindo dali resolveu que procuraria a ajuda de um profissional, foi até um psicólogo recomendado por uma amiga. Após algum tempo de terapia ele aprendeu que o não faz parte da nossa vida, mas como colocar isso em prática?

Numa manhã ao ir para o trabalho encontrou um amigo na rua.

Amigo: - Miquéias eu estava pensando em você! Estou precisando daquela mãozinha, fiz uma festa na minha casa ontem e deixaram minha piscina imunda, queria que você me ajudasse a limpá-la.

Naquele momento Miquéias pensou: - Ele não me convidou para a festa, mas está lembrando-se de mim na hora de pedir favores? Chegou à conclusão que realmente era visto como um otário por todos, encheu-se de coragem e disse um empolgado e convicto NÃO!

Naquele momento o “amigo” dele ficou paralisado, pois Miquéias já era conhecido como o homem que nunca dizia não. Miquéias por sua vez, sentiu-se aliviado, como se houvesse tirado um peso de suas costas. Foi embora e percebeu o quanto o não havia o libertado.

Eu também já fui assim, pensava que ao dizer não seria interpretado pelo outro como uma rejeição e descaso perante a dificuldade alheia, mas percebi que o não faz parte da vida, nem sempre temos tudo que queremos e muito menos temos tempo para tudo. Não devemos ser egoístas ao ponto de dizer não para todos, mas também não devemos ser solícitos para tudo e acabarmos sobrecarregados com os fardos dos outros.

Se você sente que é como Miquéias exercite o Não e liberte-se também deste pensamento errado de que devemos nos anular para agradar o outro.

·        Você também vai gostar de: Pensamento Positivo Funciona?
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2012/03/pensamento-positivo-funciona.html

Um comentário:

  1. Muitos pensam que não é sinonimo de egoísmo, mas devemos respeitar nossos próprios limites, senão acabaremos nos prejudicando.
    Somos dispostos a tudo para ajudar o próximo, mas o nosso próximo nem sempre devolve isso!
    Enriquecedor!

    ResponderExcluir