Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Como tomar decisões Difíceis?


Chegou a hora de se inscrever no vestibular e Jonas ainda não havia escolhido que profissão iria seguir, estava muito indeciso e não sabia se optava por Medicina ou direito, já havia escutado muitas opiniões, mas ainda persistia a dúvida. Sem saída partiu para o cara ou coroa, se saísse cara ele faria medicina e saísse e coroa ele faria direito. Saiu Cara e ele fez medicina, mas a dúvida se havia feito à escolha correta persistiu até que ele se formasse e percebesse e havia nascido para ser médico.
O ato de escolher é um processo mental do pensamento onde se devem pesar todas as opções e selecionar uma destas. Algumas são simples como em que restaurante vou comer hoje e outras são mais complexas como no caso de Jonas.
Que religião devo seguir? Em que prefeito devo votar? Com quem devo namorar? Todos nós passamos por situações onde temos várias alternativas e temedos por escolher algo errado e futuramente nos arrependermos. Mas como vou saber se fiz a escolha certa?
É evidente que não devemos recorrer a métodos como o de Jonas, pois deixamos nas mãos da sorte uma escolha que irá interferir totalmente nas nossas vidas. Ao tomar uma decisão pense nos prós e nos contra de cada opção, olhe para o futuro e imagine o que essa decisão pode causar no futuro (Claro que não somos videntes, mas algumas escolhas nos mostram claramente que não nos levaram a nenhum lugar mas mesmo assim optamos por estas) e o mais importante nunca faça uma escolha apenas para agradar o outro.
Já foi constatado que a tomada da decisão diminui a ansiedade, apesar da dúvida. “Escolho este e, pronto!”– já está resolvido. Mesmo assim, corremos o risco de errar mais pelo menos escolhemos. A pior coisa do que alguém indeciso é aquele que não tem coragem de escolher! Apenas você é responsável por seus atos e a vida é feita de escolhas.
Boa sorte em suas decisões!!!

Um comentário:

  1. A vida é feita de escolhas...
    Bem existem situações que não temos opção de escolher pois estamos condicionados a almentar a probabilidade de resposta a uma determinada situação, o ambiente influencia de modo que também deve-se levar em conta além dos prós e contras o grau de influencia desta operação estabelecedora pois as escolhas podem ter outros envolvidos.

    ResponderExcluir