Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A DIFÍCIL TAREFA DE ESTABELECER LIMITES!

CATEGORIA: PSICOLOGIA
 
 
É comum escutarmos relatos desesperados de pais que já não sabem mais o que fazer para conseguir impor limites em seus, por natureza somos seres curiosos e na infância então nem se fala. Tudo é muito novo e por isso queremos vivenciar inúmeras situações e muitas delas são perigosas ou até mesmo consideradas erradas pelos pais.
 
Fica difícil impor um limite quando pensamos que o bom pai é aquele que nunca contraria seus filho, quem ama também diz não quando se faz necessário. Quando mais vezes você concordar ou fizer vistas grossas com o descontrole do seu filho mais longe ele irá e consequentemente será mais difícil para que você tome as rédeas da situação.
 
Vale ressaltar que os limites servem como um alerta na criança e não devem existir de maneira demasiada como alguns pais também fazem dizendo ao filho que este não pode fazer nada, como por exemplo correr ou brincar para não se machucar. Devemos ter um equilíbrio na situação e colocar o limite onde ele realmente cabe para não sermos vistos como carrascos por nossos filhos que futuramente podem se rebelar contra nós e assim você verá o que é um ser descontrolado.
 
Uma estratégia importante é explicar ao seu filho porque ele não pode fazer aquilo, respostas como: " Porque eu não quero ou Porque não" de nada adiantaram pois a curiosidade dele fará com que ele faça assim que você virar as costas. Outro ponto importante a ser pensado pelos pais é que os filhos têm a necessidade de pais que ocupem seu verdadeiro papel, não tente ser amigos deles pois o seu papel será distorcido e pensarão que podem fazer tudo já que você é amigo deles.
 
Não quero dizer que não podem conversar, confidenciar e pedirem opinião um do outro, mas respeitando sempre este ambiente de pai e filho. Ele irá chorar e apelar de toda forma possível para que você se comova, por mais que seu filho tente burlar tudo aquilo que foi combinado por vocês mantenha-se firme, pois se abrir uma exceção reforçará nele o comportamento de insistir para que você ceda.
 
Crianças e Adolescentes muitas vezes esperam uma posição dos seus pais e quando não percebem isso podem entender que não são amados e que seus pais não se importam com eles, lembre-se da sua fase de adolescente e coloque-se no lugar dele. Uma tarefa mais difícil que estabelecer limites é respeitá-los por isso tenha muita paciência e firmeza nestas horas.
 
Gota de Devaneio: O pai que diz não quando é necessário está preparando seu filho para as dificuldades do futuro, nem sempre temos aquilo que queremos!
Anderson Carlos de Oliveira
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário