Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

TERAPIA DE CASAL: Uma luz no fim do Túnel.


Todos sabemos que o relacionamento a dois não é fácil, a cisão entre duas pessoas totalmente diferentes no momento do casamento gera conflitos. Até mesmo pelas diferenças de comportamentos entre homens e mulheres.  Já foi constatado que na maioria das vezes o homem reluta muito para vir a terapia, seja por achar que será uma perda de tempo ou por que já não quer mais permanecer nesta relação. Reconhecer a insatisfação deve ser o primeiro passo para o processo terapêutico.

Geralmente quando um casal chega ao consultório é porque já não existe mais comunicação entre eles. Mesmo assim é nítido que ainda existem muitas coisas para serem ditas para o parceiro, caso contrário não teriam procurado ajuda. E muitas vezes a terapia de casal é vista como a tábua de salvação para este relacionamento.

 A decisão de apelar para terapia de casais parte de um dos parceiros quando ocorre uma crise tão forte ao ponto de um dos dois falarem em separação, neste momento é como se acendesse um sinal de alerta para a relação.

Os apelos para convencer o parceiro na aceitação da terapia de casal torna-se constante por parte daquele que mais acredita na relação ou por sentir-se culpado pelo possível basta nesta vida a dois. É importante ressaltar que quando maior for o período de crise, mais intenso e difícil será o processo para restaurar a harmonia entre os dois.

As maiores queixas trazidas pelos pacientes são:

- O relacionamento caiu na rotina;

- Brigas constantes;;

- Traição do cônjuge ou dele mesmo;

- Que o parceiro não lhe da atenção;

-  Insatisfação no relacionamento sexual;

- Quando não existe mais diálogo;

- Sentimentos de desconfiança, dentre outros;

 

Não existem uma fórmula mágica que será dada pelo terapeuta como garantia de felicidade eterna no casamentos. Ele irá auxiliar o casal esclarecendo os problemas que mais afetam o relacionamento, as possíveis estratégias para solucioná-los e dar suporte para que ambos possam se adequar na medida do possível para evitar estes conflitos que desgastam o relacionamento.

Desenvolvendo a integração entre eles, compreensão e confiança no outro e no futuro da relação. É necessário que ambos estejam acessíveis para as intervenções do terapeuta de casais, o relacionamento é feito a dois e por isso ambos devem se envolver e empenhar-se para que ocorra o sucesso deste processo.

Se sente que a terapia de casal é o único caminho para resgatar seu relacionamento primeiramente deixe de lado preconceitos e orgulhos pois o profissional está capacidado para lhes auxiliar neste sentido. Ainda existe uma luz no fim do túnel, acredite e busque ajuda.



VOCÊ TAMBÉ VAI GOSTAR DE: É SAUDÁVEL SENTIR CIÚME!!!
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2012/04/e-saudavel-sentir-ciume.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário