Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ponto de Vista: Muitos lados de uma história.

Jaqueline estacionou seu carro, pegou o elevador e chegou ao escritório onde trabalhava. Ao dirigir-se para sua sala passou pela recepção e deu um bom dia sorridente para os recepcionistas da empresa. Chegou na sua sala e como de costume cumprimentou suas duas colegas de trabalho com um beijo no rosto.

Jaqueline: E aí meninas? Como foi o fim de semana?
Laura: O meu foi ótimo, fui a praia com meu namorado.
Andreia: O meu foi péssimo, tive que fazer todos os relatórios daqui do escritório sozinha, alguém disse que me mandaria, não é mesmo Laura?
Laura: Me perdoe, esqueci de te enviar. O fim de semana foi muito corrido.
Andreia: Mas tempo de ir para praia você teve né? Sua amnésia é só para o que lhe convém.
Laura: Por que você não vai cuidar da sua vida hein, sua solteirona mal amada. Você não tem vida social mesmo, nada mais justo que você faça os relatórios.
Jaqueline: Eu concordo com a Laura, ela tem o namorado e faculdade dela, eu tenho marido e filhos e você Andreia?  É sozinha, não tem filhos nem parentes aqui nesta cidade.
Andreia: Todas nós somos assistentes administrativas e temos as mesmas funções, não é justo que eu faça tudo sozinha.
Laura: Você devia nos agradecer por lhes darmos algo para fazer, passaria o fim de semana vendo filme e comendo chocolate. Nunca tem um encontro, afinal de contas que cara seria louco de sair com você?

Num ataque de fúria, Andréia se levantou, pegou sua Xícara de café e jogou em Laura manchando toda sua blusa. E começaram a discutir e todos da empresa começaram a se aglomerar na porta da sala desta para ver a discussão. De repente o chefe delas chega na sala e diz: - Não acredito que estão brigando, vocês parecem adolescentes. Na semana passada como já havia falado com vocês iniciei meu processo de avaliação para saber qual de vocês será promovida para a vaga de supervisora desta equipe. Mas acho que nenhuma das três tem maturidade para exercer um cargo de chefia. Quero conversar em minha sala com uma por uma para saber o que aconteceu.

A primeira a entrar na sala do chefe foi Andréia, ao ser questionada pelo chefe sobre o que havia acontecido ela contou sua versão: - Trabalhei durante todo o final de semana fazendo os relatórios, hoje só porque reclamei com as meninas por não terem me ajudado elas começaram a gritar comigo.
Chefe: - E aquela mancha de café na blusa da Laura?
Andreia: - Nem imagino o que possa ter acontecido, ela deve ter derramado sem querer.

Em seguida entrou Laura e contou sua versão: - Aquele louca da Andréia me ofendeu só porque não recebeu meu e-mail dos relatórios que eu havia feito. Não tenho culpa se o e-mail não chegou. passei todo o domingo fazendo os relatórios e mandei o e-mail para ela, mas ela alega não ter recebido. Acho que ela recebeu e apagou apenas para me prejudicar. Além do mais aquela louca me jogou café sem eu ter feito nada. Veja como estou?

Por último foi a vez de Jaqueline, esta por sua vez ao ser questionada pelo chefe disse: - Eu não sei de nada, não vi nada. A única coisa que eu sei é que estas duas estavam se digladiando por nada. Eu tente apaziguar mas elas não me escutaram. Eu sou a única pessoa equilibrada naquele setor.

Após escutar as três o chefe escutou outros funcionários que virão a briga do lado de fora e constatou que todas mentiram e não promoveu nenhuma delas.

Através desta ilustração podemos perceber como queremos passar uma visão que nos favoreça ainda mais quando existe a possibilidade de obtermos alguma recompensa.

Nunca existe uma verdade absoluta entre pessoas que vivenciam determinadas situações. Cada pessoa conta sua versão da forma que mais lhe favorece. Alguns até conseguem contar uma história bem parecida com a verdade, mas em determinado momento coloca pontos de vistas pessoais que ele percebeu mas que não aconteceram.


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE: COMO TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2012/04/como-tomar-decisoes-dificeis.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário