Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Percepção sobre a finitude na terceira Idade.


Um jovem psicologicamente saudável nem pensa na possibilidade de morrer, mas no idoso isso é diferente. A incerteza de quando e como morrerá gera muita angústia nestes corações experientes.
Ao longo do tempo a pessoa vai envelhecendo e deparando-se com este fato inevitável. Certa certo modo podemos dizer que este processo leva á um conformismo do inevitável fim. Passam a aceitar e muitas vezes até mesmo pedir para morrer.
Alguns sentem-se como verdadeiros fardos para filhos, sobrinhos e demais parentes. acabam vendo na morte a única saída para não sentir mais dor, não se deparar com aquele rosto envelhecido que muitas vezes nem é mais reconhecido como seu e até mesmo de deixar que os cuidadores sigam suas vidas em paz.
A crença de que encontrará do outro lado da vida um lugar melhor com todos os seus entes queridos também causa conforto e alimenta este pensamento sobre a morte.
Em casais também é perceptível quando ocorre a morte de um, como o outro começa a ver a morte como algo certo e muitas vezes mais próxima.
É bem verdade que nos idosos ativos e de bem com a vida, esta percepção sobre a finitude ocorre mas não está agregada ao desejo de morrer e sim a sensação de que não existem mais tempo para ser perdido e por isso eles aproveitam a vida ao máximo.
Envelhecer é inevitável, mas se tivermos uma boa qualidade de vida e acima de tudo formos otimistas este processo será encarado como algo totalmente natural.
 
 
Você também vai gostar de: Desrespeito x Terceira Idade
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2013/03/desrespeito-x-terceira-idade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário