Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Me aposentei, e AGORA?

CATEGORIA: PSICOLOGIA


Quem não sonha em ter uma aposentadoria sossegada tanto em aspectos físicos, psicológicos ou até mesmo financeiros? Trabalhamos e estudamos muito para alcançarmos nossos objetivos, mas o tempo passa para todos nós e por mais que tentemos correr contra ele, o envelhecimento é algo real na vida de todos nós. Envelhecer com qualidade é preciso, mas esta não é uma tarefa fácil.

Muitas vezes a tão sonhada aposentadoria não traz tudo aquilo que idealizamos e o que seria a melhor fase da nossa vida acaba se transformando num desgosto terrível. Simplesmente porque alguns sentem-se inúteis uma vez que já não são mais produtivos diante do mercado de trabalho atual. O que fazer neste caso? Porque alguns não se sentem assim?

Essa explicação é muito simples. Alguém que se sente descartado após uma vida de trabalho, na verdade pode nunca ter de fato aproveitado a vida. Esse indivíduo estava ligado de maneira tão direta ao seu trabalho que perdeu sua identidade pessoal assumindo assim uma identidade profissional.

Já aqueles que envelhecem com qualidade e veem na terceira idade o momento ideal para passear e realizar atividades mais prazerosas na verdade sempre aproveitaram a vida e trabalham para viver, simplesmente para obter o sustento com alguma dose de prazer é claro. Afinal ninguém consegue trabalhar durante toda a vida num emprego que não o realize de alguma maneira.

Uma opção para sentir-se útil nesta fase é continuar fazendo coisas satisfatórias. Você pode rebater dizendo, mas não me contratam mais? Exercer a profissão não é o único meio de realizar. Você pode transmitir seu conhecimento para novos profissionais, trabalhar por conta própria ou até mesmo realizar algum trabalho voltado para a comunidade.

Mas penso que nunca é tarde para encontrarmos algum sentido em nossas vidas, não somos máquinas programadas apenas para trabalharmos. Precisamos olhar para nós mesmos e todos aqueles que nos cercam e nunca é tarde demais para isso. Enquanto há vida existem mil e uma possibilidades!

Gota de Devaneio: Viver é aproveitar cada segundo da vida, dando significado para as coisas simples e aproveitando-as ao máximo. Qualidade de vida não tem idade!
Anderson Carlos de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário