Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Quanto Tempo deve durar o LUTO???

Em conversa com um amigo ele me perguntou qual é o tempo correto para uma pessoa ficar de luto e seguir sua vida. Daí surgiu a proposta do tema deta postagem.
Antes de mais nada vamos nos aprofundar no que é o luto?
Não é um sentimento isolado, mas sim um conjunto de sentimentos e emoções angustiantes. Todos nós somos finitos e por isso sempre perdemos pessoas queridas. Mas o luto não se resume apenas a perda de alguém, mas também de um animal ou até mesmo um objeto que tinha grande significado para o enlutado.
Quando recebemos a notícia da morte de alguém próximo, a primeira sensação que temos é de que aquilo é mentira. Ficamos "anestesiados" e muitas vezes precisamos ver o corpo para que só então possamos ser capazes de iniciar o processo de luto.
A resposta que dei ao meu amigo é que não existe um tempo determinado para o luto. Deve-se respeitar o tempo emocional de cada um, pois nossas singularidades fazem com que este tempo varie muito. A pessoa necessita de um tempo para processar a perda que teve e tudo que irá acarretar na sua vida dali por diante.
Mas o mais importante de tudo é vivenciar o luto, permita-se chorar, se isolar e despedir-se. Pessoas que se preocupam demais em passar uma imagem forte futuramente irá sentir a necessidade de viver este luto.
Faz parte da vida este processo para que possamos compreender posteriormente que a vida deve seguir.
Vale resaltar que apesar de todos termos um tempo para o luto, não é saudável alguém viver eternamente em luto. É  bem verdade que ás vezes temos perdas de pessoas muito próximas a nós. Mas deve-se superar esta perda de uma forma que você sinta saudades dela, mas seja capaz de viver sua vida entendendo que infelizmente a vida é feita de perdas.
Por isso viva seu luto e respeite o luto alheio.
O luto não superado ou não vivenciado trará dores muito piores no futuro!!!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE: RESILIÊNCIA, ACEITANDO OS ERROS E DANDO A VOLTA POR CIMA
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2012/03/resiliencia-aceitando-os-erros-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário