Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

O Mundo que temos X O Mundo que queremos


Nos dias atuais dispomos de inúmeros avanços tecnológicos e recursos que facilitam nossas vidas e tarefas do dia a dia nos permitindo uma vida infinitamente mais confortável do que nossos antepassados, mas até que ponto é válido nos utilizarmos destes benefícios da era moderna tendo em vista que muitos deles facilitam a nossa vida e consequentemente diminuem a vida no nosso planeta?

É assustador como o homem que é considerado um ser racional que deveria zelar por sua casa não se preocupa com o futuro que nos espera, destruindo de todas as maneiras possíveis um planeta que clama por socorro e há algum tempo já está pedindo conta de nossas atitudes. É como se quando víssemos enchentes, terremotos e inúmeras mudanças climáticas na tv estivessem falando de um planeta muito distante e que não fosse o nosso.

Segundo a ONU em 2050 a população mundial será de 10 milhões de habitantes e que se a humanidade adotasse um estilo de vida dos países mais ricos seriam necessários de 3 a 5 planetas para suprir a necessidade de todos. É muito preocupante sabermos que num futuro tão próximo pagaremos um alto preço em nome das “comodidades da modernidade” desfrutadas atualmente por nós.

O homem com seu egoísmo é incapaz de perceber que as pessoas que estão preocupadas com o futuro no nosso planeta, que muitas das vezes são consideradas como desocupadas por eles, na verdade são uma minoria consciente que acredita na mudança deste pensamento coletivo de que o mundo é grande e sempre poderá acolher todos nós.

Para desfrutarmos um futuro é necessário investirmos no presente!!!!!

3 comentários:

  1. Realmente não temos consciência do futuro que nos espera.
    Me pergunto até que ponto somos racionais?
    Belo texto!!!!

    ResponderExcluir
  2. É importante ter o pensamento sustentável, devemos perceber que a mudança global é um assunto muito falado, mas e onde fica nossa parte individual? Será que estamos jogando ainda papel no chão por exemplo, será que sabemos que lixo é um termo vulgar para os resíduos, certamente todos temos que amadurecer na ecoeficiência mais o nosso principal papel é fazer a nossa parte sem se preoculpar se outros estão fazendo pois o nosso exeplo modela os comportamentos dos outros.

    ResponderExcluir
  3. É importante ter o pensamento sustentável, devemos perceber que a mudança global é um assunto muito falado, mas e onde fica nossa parte individual? Será que estamos jogando ainda papel no chão por exemplo, será que sabemos que lixo é um termo vulgar para os resíduos, certamente todos temos que amadurecer na ecoeficiência mais o nosso principal papel é fazer a nossa parte sem se preoculpar se outros estão fazendo pois o nosso exemplo modela os comportamentos dos outros

    ResponderExcluir