Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2017

ORIENTAR X APRISIONAR

CATEGORIA: REFLEXÃO



Durante o processo de educação muitos acreditam que severidade é garantia de que se consiga educar corretamente. Chegando até mesmo a utilizar exemplos do tipo "Sempre apanhei e por isso me tornei uma pessoa de bem", "Palmada não é uma forma de agressão" e etc.

Mas engana-se redondamente quem imagina que a violência ainda é a maneira mais eficaz de ensinar um individuo quais são os comportamentos adequados e inadequados para sua vida. Na verdade a violência não tem nenhuma eficácia em nenhum caso. Se fazer respeitar vai muito além de possuir uma cinta nas mãos ou solucionar todos os problemas com castigos que muitas vezes incitam a ira ao invés de acarretar numa mudança de comportamento. Caso contrário não haveriam pessoas super conscientes que nunca levaram uma palmada sequer e outros que apanharam inúmeras vezes, mas mesma assim possuem uma índole duvidosa.

Todos alçamos voos, isso é inevitável na vida de qualquer um e são na verdade necessários, simbolizando assim progresso. Partindo do pressuposto de que um dia todos irão voar (independente de qual direção irão tomar) faz-se necessário orientar esse voo, para que mesmo seja o menos perigoso, traumatizante e difícil possível.

Orientar é acreditar no outro e nas suas capacidades. Dando suporte total para que o mesmo alcance uma auto estima suficiente de leva-lo cada vez mais alto. Desenvolvendo assim capacidade de lidar com todas as adversidades do dia a dia.

Educar consiste em participar, dialogar e construir. Nunca deve-se limitar, desmotivar ou dominar um ser em desenvolvimento. 

Gota de Devaneio: Uma pequena semente aprisionada jamais se transformará numa gigantesca árvore.

Anderson Carlos


Você também vai gostar de: AS SAPATILHAS VELHAS!
http://anderkarloss.blogspot.com.br/2013/08/as-sapatilhas-velhas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário