Pesquisar este blog

sábado, 7 de julho de 2012

Entendendo o sonambulismo


Esse distúrbio do sono geralmente surge na infância e desaparece na adolescência. Sendo considerado pela ciência como um despertar incompleto, pois uma parte do cérebro acorda sem que a pessoa recobre sua consciência. Mas existem alguns casos em que esse distúrbio não desaparece e acompanha este indivíduo durante sua vida, causando alguns constrangimentos e até mesmo atos perigosos.

Aconselha-se não deixar portas abertas, trancar as janelas, fechar as passagens para escadas e nunca deixar facas e objetos ponte agudos na casa. Desde 1600 existem relatos de casos de homicídio envolvendo sonâmbulos. Há alguns anos Jules Lowe de Manchester assassinou o pai enquanto dormia, foi comprovado seu sonambulismo e posteriormente ele foi inocentado.

Alguns defendem que nunca devemos acordar um sonambulo, pois ele irá reagir de forma violenta, mas raramente isso ocorre. O mais aconselhável nestes casos é conduzi-lo novamente para sua cama.

O sonambulismo causa insegurança e muitas vezes não é entendido por muitas pessoas que criticam e humilham o sonambulo por acharem que isso não passa de uma invenção para tirar vantagens. Também se constatou que o sonambulismo não está diretamente ligado a desejos do inconsciente.

Atualmente existem medicamentos que auxiliam no controle deste distúrbio, caso haja relatos de situações relacionadas a estas acima o melhor caminho é procurar ajuda médica.

Um comentário: